14º MOTORCYCLE - ENCONTRO NACIONAL MOTOCICLISTAS DE RIO DAS FLORES - RJ

SOBRE O EVENTO

Início: 13/04/2018 18:00
Fim: 15/04/2018 18:00
Onde: RIO DAS FLORES

Rio das Flores é um município do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Fica a uma altitude de 525 metros. Segundo a estimativa populacional de 2008, a cidade tinha 8 686 habitantes. Estende-se por uma área de 477,662 km², distribuídos em seis distritos: Rio das Flores, Manuel Duarte, Taboas, Abarracamento, Santa Rosa e Três Ilhas.

Antes da chegada dos primeiros colonizadores portugueses, no século XVI, a região era habitada pelos índios puris. Ela começou a ser colonizada mais intensamente a partir do século XIX, durante o Ciclo do Café. Em 1851, construiu-se uma capela dedicada a Santa Teresa, instituindo a Freguesia de Santa Teresa de Valença, então distrito de Marquês de Valença. A região começou a enriquecer muito com as lavouras de café, ao ponto de, em 1882, ser inaugurada a estação da Estrada de Ferro Rio das Flores e, em 1890, se emancipar do município de Valença, tornando-se a Vila de Santa Teresa.

Devido à Lei Áurea e à crise econômica do primeiro ciclo cafeicultor, a cidade foi entrando em declínio, sofrendo acentuado êxodo e gradual câmbio do foco produtor para o setor pastoril. Em 1929, a vila foi elevada à condição de cidade (decreto que foi assinado por João Simões) e, em 1943, passou a se chamar "cidade de Rio das Flores". Atualmente, tem a sua economia baseada na agropecuária e no turismo.

A pacata cidadezinha do Vale do Paraíba guarda - tanto no Centro quanto nos arredores - uma infinidade de atrativos naturais e culturais. Os cartões-postais ficam por conta das antigas fazendas de café que, preservadas, abrigam pousadas ou oferecem visitas guiadas com direito a uma viagem no tempo. Atenção: os passeios devem ser agendados com antecdência.

É o caso da Fazenda do Paraízo, considerada a “Jóia do Vale”, construída entre 1845 e 1853. O casarão, com mais de 2.200 metros quadrados, possui 58 cômodos e 99 janelas. Lá dentro ainda estão preservados o mobiliário francês e brasileiro, além dos papéis de parede - todos originais. 
 
O tour guiado consiste em visitar a sede, onde é contada a história da fazenda, além de informações sobre os objetos decorativos. Para fechar com chave de ouro, um café com bolos e doces feitos no fogão a lenha são servidos!
 
Já a Fazenda União, funciona hoje como um hotel histórico de luxo. Por lá, as atrações são o museu de peças raras, a ambientação de senzala com exposição de esculturas realistas e as apresentações de jongo com grupo vindo do quilombo remanescente da região, o jongo de São José da Serrinha. A fazenda recebe visitas, mediante reservas, nas tardes de quinta-feira.

Além das construções históricas, Rio das Flores abriga também diversas cachoeiras, trilhas e mirantes - o da Boa Vista está entre os mais concorridos por conta da vista panorâmica e do pôr do sol. No Centro, todos os caminhos levam à igreja Matriz de Santa Tereza D'Ávila, onde Santos Dumont e de sua irmã Sofia foram batizados. Apesar de inspirada no suntuoso estilo neogótico, a igreja tem interior bastante simples e aconchegante.

Vale do Café em pequenas doses: Apresentação de jongo é uma das atrações  -
Vale do Café em pequenas doses: Apresentação de jongo é uma das atrações - Foto: Marcelo Isola
O passeio pela região deve incluir uma visita à vila de São José das Três Ilhas, a 35 quilômetros. O belo conjunto arquitetônico formado por uma igreja de pedra e dezenas de casarões do século 19 compensa a viagem por estrada de terra. No mês de julho, a festa do padroeiro movimenta o povoado com barraquinhas, quermesses e apresentações de corais e bandas da região. 

No mesmo mês, as construções urbanas e rurais de Rio das Flores tornam-se palco para o Festival do Vale do Café. O evento tem intensa programação musical, com ritmos que vão do clássico ao samba, passando pelo chorinho e bossa-nova. Há apresentações também nas praças, igrejas e fazendas das cidades vizinhas, como Vassouras, Valença, Barra do Piraí e Mendes.
 

MAPA

Clique para habilitar o mapa
RIO DAS FLORES