HOJE É DIA MUNDIAL DA VOZ, PARABÉNS A TODOS OS LOCUTORES E CANTORES.
16/04/2024 16:12 em NOVIDADES

O Dia Mundial da Voz, comemorado anualmente nesta terça-feira (16), celebra a importância da voz humana. Por outro lado, também aumenta a conscientização sobre questões que afetam a saúde vocal.

Em suma, destaca o papel essencial que a voz desempenha nas interações quotidianas e visa promover a compreensão global da importância de prevenir problemas de voz. Além disso, também ajuda na reabilitação vocal, em nutrir vozes artísticas e avançar na investigação sobre a função e utilização da voz humana.

Tema do Dia Mundial da Voz de 2024

O tema do Dia Mundial da Voz de 2024 é “Ressoar. Educar. Comemorar!”. Assim, engloba a essência multifacetada da celebração global.

“Ressoar” incentiva os indivíduos a reconhecerem o poder e o significado das suas vozes, ressoando não apenas fisicamente, mas também emocional e culturalmente. “Educar” enfatiza a importância de divulgar a saúde vocal, as técnicas de comunicação e as diversas formas como as vozes são utilizadas em todo o mundo. Por fim, “Comemorar!” apela à singularidade e versatilidade da voz de cada pessoa, bem como à comemoração das conquistas e avanços no campo da ciência vocal e da arte. 

A história

O Dia Mundial da Voz tem como objetivo principal sensibilizar o público sobre a importância da voz. Além disso, também quer promover a vigilância em relação às questões relacionadas a ela.

A celebração começou por aqui, no Brasil, em 1999, inicialmente apelidada de Dia Nacional da Voz Brasileira. Surgiu de um esforço colaborativo entre profissionais de saúde, incluindo médicos, fonoaudiólogos e instrutores de canto associados à antiga organização ‘Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz – SBLV’ (Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz), liderada pelo Dr. Steffen.

Seguindo o exemplo do país, outras nações como Argentina e Portugal também abraçaram a iniciativa. Assim, levaram à transformação do Dia Nacional da Voz Brasileira em Dia Internacional da Voz. Os Estados Unidos reconheceram formalmente a comemoração em 2002, através da Academia Americana de Otorrinolaringologia – Cirurgia de Cabeça e Pescoço, renomeando-a como ‘Dia Mundial da Voz’ no mesmo ano.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!