Quanto tempo dura o álcool no sangue?
28/11/2017 00:20 em DICAS DE SAÚDE

O álcool percorre todo nosso corpo através do sangue e permanece ali por um bom tempo, afetando consideravelmente nosso organismo.

Mas quanto tempo dura o álcool no sangue?

Quando se ingere a bebida alcoólica, ela passa pelo esôfago, estômago e por fim no intestino delgado. Uma parte é absorvida pela membrana mucosa enquanto as paredes do intestino delgado absorvem grandes quantidades de álcool e as transfere para a corrente sanguínea.

O álcool tem uma grande solubilidade na água, portanto se transporta facilmente pela corrente sanguínea por todo o corpo e é absorvido por diferentes tecidos. Certas quantidades permanecem no sangue e para determinar essa quantidade é que se realiza o teste do bafômetro.

Basicamente, o corpo elimina o álcool de três formas: A evaporação, a excreção e o metabolismo do próprio organismo. Cerca de 10% do álcool ingerido é excretado pelos rins enquanto apenas 1% é eliminado pela evaporação, ou seja, pela respiração, o suor e as lágrimas. Finalmente, o resto se elimina graças ao metabolismo do fígado. Um fígado que funciona adequadamente é capaz de metabolizar cerca de 10 ml de álcool por hora.

Dependendo da quantidade de álcool que está presente no organismo, se estima que em torno de 10 horas, o corpo é capaz de recuperar seu estado normal. O álcool é medido em unidades, uma unidade de álcool equivale a 10 ml de 100% de álcool, que está em 30 ml de uísque ou de 236 ml de cerveja.

Então o corpo leva uma hora para eliminar uma unidade de álcool de sangue. O peso, a idade, o gênero, a taxa metabólica, os níveis de tensão, o tipo de álcool ingerido, a quantidade de alimento ingerida antes de beber e o estado de saúde dos órgãos determinam consideravelmente o tempo para eliminar o álcool do sangue. 

Se uma pessoa ingere 250 ml de vinho, o corpo necessita de 3 horas completas para metabolizar o álcool, cerca de 500 ml de cerveja equivalem a um pouco mais de 2 horas e uma cerveja forte pode levar o dobro. Por isso, até 12 horas depois de ingerir o álcool, o teste de bafômetro pode detectar alguns rastros de álcool no sangue.

Esses dados são estimativos e existem muitas variantes que podem influenciar nos resultados.

FONTE: https://www.vix.com/pt/bbr/44/quanto-tempo-dura-o-alcool-no-sangue

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!